A Universidade Federal Rural do Semi-Árido, por meio da Pró-reitora de Pesquisa e Pós‐Graduação, em conjunto com a Coordenação do Programa de Pós-graduação em Fitotecnia, recebe inscrições para o Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE). O PDSE é um programa institucional da CAPES com o objetivo de apoiar a formação de recursos humanos de alto nível por meio da concessão de cotas de bolsas de Doutorado Sanduíche às Instituições de Ensino Superior que possuam curso de doutorado reconhecido pelo sistema federal.
Por meio do doutorado sanduiche no exterior os pequisadores brasileiros têm a oportunidades para aatualizar os seus conhecimentos com a incorporação de novos modos ou modelos de gestão da pesquisa, além de ampliar o nível de colaboração e de publicações conjuntas entre pesquisadores que atuam no Brasil e no exterior.
A iniciativa também fortalece os programas de cooperação e de intercâmbio entre instituições ou grupos de pesquisa brasileiros e ampliar o acesso de pesquisadores brasileiros a centros internacionais de excelência, dando maior visibilidade internacional à produção científica, tecnológica e cultural brasileira, além de auxiliar no processo de internacionalização dos programas de Pós-graduação das IES brasileiras.
A duração da bolsa do PDSE varia de três a doze meses não podendo ser prorrogada. A bolsa constitui‐se: Mensalidade, Auxílio para aquisição de seguro saúde, Auxílio deslocamento e Auxílio instalação. Os pesquisadores interessados devem solicitar a inscrição até o dia 14 de dezembro. O pós-doutoramento no período de abril a julho de 2015.
Para concorrer o candidato deve estar regularmente matriculado em curso de doutorado no Brasil reconhecido pela CAPES; ter nacionalidade brasileira ou estrangeira com visto permanente no Brasil; não acumular, no curso de doutorado no país, a presente bolsa com outras bolsas concedidas para estágio de doutorando no exterior com recursos do Tesouro Nacional; não ultrapassar período total do doutorado, de acordo com o prazo regulamentar do curso para defesa da tese; ter completado um número de créditos referentes ao programa de doutorado que seja compatível com a perspectiva de conclusão do curso, em tempo hábil, após a realização do estágio no exterior; ter obtido aprovação no exame de qualificação (ou se for o caso, obtido a aprovação do projeto de tese por banca examinadora equivalente quando do ingresso ou do andamento do curso de doutorado) e, ter conhecimento do idioma utilizado na instituição de destino.
A inscrição deve ser feita na secretaria do Programa de Pós-Graduação de Fitotecnia com a entrega da documentação exigida que compreende: Plano de pesquisa a ser realizado no exterior; Currículo na Plataforma Lattes atualizado; Carta do orientador brasileiro devidamente assinada; Carta do orientador no exterior, devidamente assinada e em papel timbrado da instituição destino, aprovando o plano de pesquisa e informando o mês/ano de início e término do estágio no exterior; teste de proficiência ou declaração do coorientador no exterior afirmando que o nível de proficiência em língua estrangeira que o aluno possui é adequado para desenvolver as atividades previstas; Currículo resumido do coorientador no exterior, o qual deve ter produção científica e/ou tecnológica compatível e ter no mínimo a titulação de doutor. Confira AQUI edital na íntegra.