O CINE INCLUIR, projeto de extensão da Ufersa, vai realizar na próxima quinta-feira, 04, a quinta sessão. Dessa vez, com o filme “Hoje eu quero voltar sozinho” de Daniel Ribeiro, com duração de 1h 35min. A sessão terá início às 14:30h, no auditório do CTARN.
O filme relata a vida de Leo, um adolescente cego que, como qualquer adolescente, está em busca de seu lugar. Desejando ser mais independente, precisa lidar com suas limitações e a superproteção de sua mãe. Para decepção de sua inseparável melhor amiga, Giovana, ele planeja libertar-se de seu cotidiano fazendo uma viagem de intercâmbio. Porém a chegada de Gabriel, um novo aluno na escola, desperta sentimentos até então desconhecidos em Leo, fazendo-o redescobrir sua maneira de ver o mundo novo para a vida dele.
Para o coordenador do projeto, Varder Braga, a exibição desse filme faz uma alusão aos dias: 03 de dezembro – Dia Internacional de Luta da Pessoa com Deficiência; 05 de dezembro – Dia Nacional da Acessibilidade; 13 de dezembro Dia do Deficiente Visual e, o dia 10 de dezembro – Dia Internacional dos Povos Indígenas.
A sessão de cinema visa à quebra de barreiras atitudinais na universidade, com o intuito de sensibilizar e instruir a comunidade em temas relacionados à promoção da saúde, educação, cultura e inclusão social, além de combater o preconceito e instigar a reflexão e o debate a cerca de temas conflituosos do nosso cotidiano.
Para a coordenadora da CAADIS, professora Ady Canário, o CINE INCLUIR contribui para que se pratiquem ações mais inclusivas, ressaltando os direitos humanos no que se refere à igualdade na diversidade. A entrada é franca para toda comunidade interna e externa da Universidade.