Com a Mesa Redonda Inovações, Tecnologias e Medidas Sustentáveis, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido, abriu na manhã dessa segunda-feira, 8, o I Seminário de Engenharia de Pesca. A programação prossegue até quarta-feira, 11, no Auditório do CTARN. Agora à tarde, acontece a palestra Ecologia Trófica de peixes. O Seminário reúne acadêmicos do curso de engenharia de pesca da Ufersa e profissionais que atuam na área.
Além das palestras, a Semana da Engenharia de Pesca conta com quatro minicursos. Nessa terça-feira, 09, Boas práticas de manejo e biossegurança na Carcinicultura, com Marceço Lima, no CTARN e, na quarta-feira, 10, os municursos: Elaboração de Plantas Georreferenciadas para aquicultura, com o professor Rogério Taygra, na Central de Aulas III; Tecnologia para o aprovitamento dos resíduos da aquicultura, com a professora Rose Vidotti, no Auditório do DCAT II e, o minicurso Aquicultura Ornamental, com o professor Felipe Ribeiro, no CTARN. Os minicursos acontecem no horário das 8 às 11 e das 14 às17:30hs.
Na quinta-feira, 11, a programação terá continuidade com a palestra Novas tecnológias de produção de camarões marinhos: o caminho da alta produtividade e sustentabilidade, com o professor Bruno Ricardo Scopel, a partir das 8h, no Auditório do CTARN e, em seguida, apresentações de trabalhos ciêntifícos na área da engenharia de pesca.
Á tarde, a partir das 13h, acontecem dois eventos paralelos: visita técnica a Maris Pescado e, as oficinas: Desenvolvimento de produtos de camarão com valor agregado, com o professor Alex Gonçalves, no Laboratório de Pesca; Formação do engenheiro de pesca e relação com o ensino profissional marítimo, com o engenheiro João Vicente Mendes Santana, no CTARN e, a oficina Pesca Esportiva, com o mestre Túlio de Lima, no Setor de Aquicultura.
O encerramento da Semana de Engenharia de Pesca da Ufersa será às 18h, com a inauguração do Centro de Pesquisa em Aquicultura e Pesca Sustentável do semiárido – Cepas, no Câmpus da Ufersa Mossoró.