A 1º Travessia Esportes RN que ocorreu no último final de semana, 08, teve como participante o professor Gustavo Henrique Gonzaga da Silva, coordenador do Mestrado em Ecologia da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. A maratona aquática mais tradicional do Rio Grande do Norte, contou com o total de 16 participantes, sendo três mulheres e treze homens que encararam o desafio de nadar por mais de cinco horas.
O percurso foi de 14 km, com a largada do Morro do Careca, na praia de Ponta Negra, e com chegada à praia dos Artistas, em frente à Feira de Artesanato na cidade de Natal. O evento teve organização do Educador Físico Emerson Noga com o apoio da RN Esportes.
Mesmo que não tenha sido uma prova competitiva, o professor Gustavo Silva, foi o primeiro da equipe masculina a concluir a maratona, enquanto que no feminino a primeira a terminar foi à nadadora Nathalia Ayão de Recife. Um dos destaques deste evento foi o atleta paraolímpico Patrício Bezerra que foi um dos primeiros a concluir os 14 km da maratona.
Segundo o professor Gustavo Silva os primeiros 8 km foram relativamente tranquilos, com temperatura amena e poucas ondas. No entanto, depois de algum tempo, o tempo virou e chuvas e ventos fortes castigaram os nadadores. “O problema da chuva intensa, é que perdemos o contato visual com os pontos de referência em terra. Já os ventos aumentam o tamanho das ondas, prejudicando muito o nado. Este foi o momento crítico em que cogitamos em desistir da prova. Por sorte, após uns 40 minutos o tempo melhorou e voltamos a nadar com mais tranquilidade”, comenta o professor.
Ainda segundo o professor, o mais importante foi que a maioria dos participantes concluiu a prova sem nenhum incidente grave. Para melhor segurança, a organização do evento disponibilizou um barco para acompanhar os nadadores, além de hidratação e alimento para quem desejasse durante a prova. E ao final, todos os atletas que concluíram a maratona aquática ganharam troféus e camisas personalizadas do evento.