Pesquisas com abelhas vão ganhar reforço na Ufersa

Reitor José de Arimatea reúne equipe da Ufersa em recepção ao deputado Beto Rosado

O Ministério de Ciência e Tecnologia – MCT – liberou recursos de quase R$ 1,5 milhão para capacitação de apicultores da região oeste do Rio grande do Norte. Os recursos são provenientes do Projeto Centro de Capacitação Tecnológica de Apicultura que a Ufersa submeteu ao MCT. Nessa segunda-feira, 16, o reitor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, professore José de Arimateia de Matos e, o coordenador do  Cetapis – Centro Tecnológico de Apicultura e Meliponicultura, o professor visitante da Ufersa, Lionel Segui Gonçalves,  receberam o deputado federal Betinho Rosado Filho, que agilizou a liberação dos recursos.

“O Projeto estava aprovado desde o ano passado e graças ao empenho do deputado Betinho Filho os recursos foram liberados”, afirmou o professor Lionel Gonçalves que também destacou o empenho do, então, deputado Betinho Rosado (pai), que durante a a atuação dele na Câmara Federal sempre se disponibilizou a ajudar para alocar recursos federais para a apicultura do Rio Grande do Norte.

Para o professor Lionel Gonçalves, a liberação dos recursos do Projeto do Centro de Capacitação Tecnológica de Apicultura – CCTA – é de fundamental importância para o desenvolvimento da apicultura e do agronegócio Apícola no Estado. O CCTA será um centro avançado de pesquisa e difusão de tecnologia na área de atuação da Ufersa. O Centro também irá operar com uma estrutura produtiva na cidade de Apodi, município que recentemente se destacou no cenário nacional como um dos maiores produtores de mel da região nordeste.

Reitor José de Arimatea e o deputado Beto Rosado

A proposta do CCTA é apoiar e possibilitar aos apicultores potiguares da região oeste do Rio Grande do Norte no aprimoramento de conhecimentos e metodologias voltadas para uma melhor competição no agronegócio apícola nacional e internacional e o incremento da exportação do mel. O Centro também vai fornecer assistência técnica e aprendizado de metodologias que atendam as exigências do mercado interno e externo.

O reitor José de Arimatea de Matos considerou que a liberação dos recursos do Projeto do CCTA representa incremento nas pesquisas com apicultura, além de beneficiar os pequenos produtores rurais, apicultores e estudantes de graduação dos cursos de Zootecnia, Agronomia e Ecologia da Ufersa. “Sem dúvida é um grande incentivo para o setor ao propiciar a reciclagem e o aperfeiçoamento da apicultura em nossa região”, afirmou.

A ideia, disse o professor Lionel, é oferecer cursos intensivos de capacitação em Fundamentos da Apicultura e o curso de Marcenaria Aplicada a Apicultura, com estágios de acompanhamento na Cooperativa Potiguar de Apicultura e Desenvolvimento Rural e Sustentável –  Coopapi – com sede em Apodi/RN. O novo Centro de Pesquisa contará com toda a infraestrutura do Cetapis, instalado na Fazenda Rafael Fernandes, da Ufersa, como laboratórios, estação meteorológica informatizada, apiários experimentais, sala de seminários, casa do pesquisador e casa de estagiários.

A liberação dos recursos para a instalação do CCTA possibilitará a aquisição de equipamentos científicos, implementos apícolas, instalação de uma marcenaria, construção de uma biblioteca e um anfiteatro, além da compra de equipamentos para a Coopapi, em Apodi.

“Coloco meu mandado a disposição para ajudar no que for preciso na consolidação da Universidade”, disse o deputado ao reitor já acenado para a possibilidade de um projeto voltado a criação do Centro de Tecnologia do Sal, sob a coordenação da Ufersa e a construção de uma passarela sobre a Francisco Mota, avenida que separa a Ufersa Mossoró.