Valorização do saber científico

_DSC7751 Mario e livros

Segundo Mário Gaudêncio, a Edufersa já possui mais de 100 publicações

Com 30 obras publicadas e mais de 100 obras produzidas em parcerias, em seis anos, a Editora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, a Edufersa é um espaço que promove a política editorial da Universidade, proporcionando que todos os alunos, professores e técnicos a oportunidade de publicar suas obras científicas.

A Edufersa dispõe de orçamento próprio, no entanto, ela não independe de parcerias com as pró-reitorias, possuindo vínculos com a Extensão e Cultura, Pesquisa e Pós-Graduação, Graduação, Planejamento, e Ações Comunitárias. “Seria impossível pensarmos uma proposta de comunicação científica na Universidade, sem estreitar os laços com alguns setores”, afirma Mario Gaudêncio, bibliotecário responsável pela Editora.

As publicações da Edufersa se dão por meios de editais que são lançados anualmente, voltados para o público interno da Ufersa. As publicações trazem conteúdo acadêmico nas áreas de conhecimento vocacionado à Ufersa.

Até o ano passado, a Editora lançava em média 10 livros por edital. No entanto, a ideia é ampliar o leque de publicações em 2015. O plano para esse ano é lançar um novo edital que seria para a publicação de E-books, em comemoração aos 10 anos da Ufersa. A Editora já discute com a Superintendência de Tecnologias da Informação e Comunicação – Sutic a criação para o suporte técnico das publicações eletrônicas.

Algumas das publicações editadas pela Editora da Ufersa

De acordo com Mario Gaudêncio a iniciativa vai organizar e preservar a memoria da universidade e ampliar as publicações acadêmicas. “O diferencial dessa plataforma é que hoje na região nordeste, apenas uma universidade utiliza a plataforma online, então, a Ufersa vai ser de certa forma uma privilegiada, no sentido de ser uma das primeiras universidades a implantar essa plataforma”, afirma.

Outra novidade para esse ano é a reconfiguração do Café Filosófico, que além de divulgar as obras, promove a criação de uma cultura acadêmica do diálogo científico. “O café filosófico tem por objetivo criar um hábito para com a comunicação cientifica daquilo que está sendo produzido e discutido na universidade dentro das suas diversas áreas”, comenta Mario Gaudêncio. Para Mario, é de extrema importância à Editora dentro da Ufersa, uma vez que a universidade se torna muito mais visível a partir do momento que ela comunica sua produção.