Extensão viabiliza troca de experiências agroecológicas na UFC

LOGO GVAAGraças a projeto de extensão aprovado pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido, estudantes da Ufersa vão realizar atividade na Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza. Será com Primeiro Encontro de Agroecologia e Permacultura, que vai acontecer amanhã, 21, e domingo, 22, na UFC. A atividade será conduzida pelo Grupo Verde de Agricultura Alternativa – GVAA, com a participação de estudantes de Agronomia, Engenharia Florestal, Zootecnia e Medicina Veterinária da Ufersa.

A proposta, segundo o presidente do Grupo Verde, o estudante de Agronomia Igor Mendonça, é realizar intercâmbio de experiências em Agroecologia e Permacultura entre os estudantes das duas instituições de ensino. A exemplo da Ufersa, que possui o Grupo Verde, a UFC conta com o Grupo de Estudos e Pesquisas em Permacultura, o GEPPE. A permacultura engloba métodos holísticos voltados para o desenvolvimento sustentável.

“A nossa intensão é estreitar os laços e realizar atividades conjuntas. Além de visitar a Feira Agroecológica de Fortaleza, localizada no Bairro do Benfica, na Praça da Gentilândia e, visita a comunidade indígena Genipapo Kanindé para conhecer o Sistema Agroflorestal, quintais produtivos e trilha ecológica”, afirma o presidente do GVAA. Igor ressalta ainda que a atividade de extensão tem como proposta a troca de saberes entre os estudantes das ciências agrárias visando o fortalecimento da agroecologia como alternativa ao modelo de produção convencional.

O Grupo Verde pretende realizar outras atividades com Agricultores e demais grupos de Agroecologia do Nordeste no decorrer do ano. Entre as atividades que serão realizadas no fim de semana estão uma Oficina de Vermicompostagem a ser ministrada pelo GVAA e, montagem e um minhocário na área experimental do GEPPE. A estudante de Engenharia Florestal e conselheira do Grupo Verde, Raissa Diniz Ibiapina, adiantou ainda que durante o encontro serão definidos projetos futuros envolvendo os dois grupos de agricultura alternativa.

“Também conversaremos sobre as experiências que o GVAA e o GEPPE realizam cotidianamente nas suas áreas experimentais e projetos futuros”, frisou. O Grupo Verde de Agricultura Alternativa realiza reuniões semanais todas as quintas-feiras às 17:30h, na Sala 01, do Centro de Convivência do Campus Leste, sendo aberta a todos os estudantes da Universidade.

Nova Diretoria do Grupo Verde de Agricultura Alternativa - GVAA

Nova Diretoria do Grupo Verde de Agricultura Alternativa – GVAA

POSSE – E o Grupo Verde de Agricultura Alternativa da Ufersa está como nova diretoria. A posse nos novos membros aconteceu nessa quinta-feira, 19. A nova diretória do GVAA é composta pelos estudantes: Igor Mendonça Viana (Presidente), Lucas Sombra Barbosa (Vice-Presidente), Raissa Diniz Ibiapina (Secretária), Karla Nascimento de Souza (Tesoureira), André Victor Sales Passos (Relações Públicas), Tathianni Cândida Azevedo Silva, Raissa Diniz Ibiapina e Gabriela Oliveira de Souza (Conselho Fiscal).