Pós em Fitotecnia debate novos rumos e desafios do Programa

Seminário de Fitotecnia recepciona estudantes

O programa de Pós- graduação em Fitotecnia da Universidade Federal Rural do Semi-Árido promoveu nesta sexta-feira, dia 20 de março, o II seminário da Fitotecnia trazendo como tema “Novos rumos, novos desafios”. Esta segunda edição aborda as perspectivas da Pós-graduação no Brasil, inserção internacional e o status do programa, aproveitando para dar boas vindas aos novos discentes, esclarecendo seus direitos e deveres.

O programa conta com mais de 20 anos de história, tendo começado com o mestrado em 1989 e implantado o doutorado em 2005. Possui 126 alunos matriculados, atualmente tem conceito 5 da CAPES, tendo parcerias internacionais com países como os Estados Unidos, Cuba e outros da Europa.

Situação do Programa é apresentada em Seminário

O curso recebeu o 1° prêmio da CAPES RN na Espanha e tem uma variedade de trabalhos publicados em revistas renomadas no exterior, como em Valência, Massachusetts, Texas entre outros, e espera aprovação esse ano de um projeto na Flórida.

Segundo o professor Glauber Nunes, essas publicações são de extrema importância tanto para a instituição, como para os alunos, uma vez que a Ufersa fica cada vez mais conhecida fora, e os orientados cada vez mais amadurecem intelectualmente. “É muito gratificante o estudante ir para fora, mesmo que apareça algumas dificuldades no caminho, pois essas dificuldades colaboram para o crescimento dos orientados”, comenta.

O programa, que conta com atualmente 24 bolsas, teve como as principais discussões do evento reforçar a importância das publicações nacionais e internacionais e esclarecer o quanto é difícil se manter em seu status atual. “Para nos mantermos na média é  necessário mais esforços dos professores, publicando uma maior quantidade de trabalhos científicos em revistas renomadas”, enfatiza o professor Francisco Bezerra.