Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Novo tema Ufersa

ASA Potiguar celebra 15 anos durante encontro Estadual na Ufersa

Sem categoria 25 de novembro de 2014. Visualizações: 1309. Última modificação: 25/11/2014 10:21:58
Solenidade de Abertura do Encontro aconteceu no Auditório Amâncio Ramalho | Crédito: Luana Lais/Assecom/Ufersa

Solenidade de Abertura do Encontro aconteceu no Auditório Amâncio Ramalho | Crédito: Luana Lais/Assecom/Ufersa

Na tarde desta quarta-feira, dia 26, o movimento Articulação Semiárido Potiguar – ASA Potiguar – realizou a abertura Encontro Estadual, que segue até sexta-feira, dia 28, no Auditório Amáncio Ramalho, localizado no Prédio da Reitoria, Câmpus Central da Ufersa. O evento reunirá, além da coordenação da ASA Potiguar, representantes das Unidades gestoras que fazem parte da Rede ASA, Comunicadores Populares da Rede ASA a serviço das Unidades Gestoras e agricultores e agricultoras.

O Encontro marca também os 15 anos de existência da instituição, atualmente coordenada por Paulo Segundo. Já na fala de abertura, o ativista Edilson Neto, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Ruaria de Apodi, destacou a importância do encontro, sobretudo como um mecanismo de fortalecimento das articulações em prol das pautas comum aos movimentos sociais.

Edilson Neto, sindicalista, discursa na abertura da ASA.

Edilson Neto, sindicalista, discursa na abertura da ASA.

Antes mesmo da solenidade, o movimento promoveu um ato público, na manhã desta quarta, realçando os 15 anos da ASA Potiguar, além de cinco momentos. O primeiro é uma “Mesa de Diálogo” sobre a história das lutas e resistência dos povos do semiárido; Segundo, a visitação à história da ASA a partir das microrregionais, através da exposição de materiais, na Ufersa; o terceiro, “Os 15 anos de ASA e o IX ENCONASA”, narrando a trajetória de lutas e resistência em defesa do Semiárido; quarto, Grupos Temáticas sobre Comunicação, Mulheres, Juventude, Agrobiodiversidade, Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), P1MC, P1+2 e organização e funcionamento da ASA; e o quinto, com uma Mesa de Conversa sobre “Avanços, Desafios e Perspectivas das Políticas Públicas de Convivência com o Semiárido e Agricultura Familiar de base agroecológica”.

Durante os três dias do encontro, a programação conta com atividades em parceria com o movimento estudantil da Universidade, com o objetivo de mostrar atividades realizadas pela ASA. A proposta é apresentar experiências com as tecnologias sociais de convivência com o Semiárido, entre as quais a construção de cisternas pelos programas Um Milhão de Cisternas (P1MC) e Uma Terra e Duas Águas (P1+2), além de experimentos com o reuso de água, com o manejo agroecológico da caatinga e produção de energia com o Biodigestor. O evento termina ao meio dia, com plenária, debates e encaminhamentos.

Logo de comemoração dos 15 anos

Logo de comemoração dos 15 anos