A Coordenação Geral de Ação Afirmativa, Diversidade e Inclusão Social (CAADIS) representou a Universidade Federal Rural do Semi-Árido durante o I Congresso Nacional de Inclusão na Educação Superior e Educação Profissional Tecnológica, com o tema “Conjugando Igualdade e Diferença como Condição para Assegurar o Direito ao Direito”. O encontro aconteceu em Natal, na UFRN/Ceane, entre os dias 26 a 28 de novembro, promovido pelo Ministério da Educação.
O congresso tem por objetivo promover um espaço de diálogo entre as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) sobre os alunos que possuem algum tipo de deficiência e que ainda sofrem com os aspectos institucionais, com a acessibilidade física e com as estratégias de ensino que nem sempre são eficazes. A proposta do evento é desenvolver três dimensões da causa: a realidade atual, as experiências que obtiveram sucesso e os encaminhamentos que estão sendo feitos.
A professora, Ady Canário de Souza Estevão, coordenadora da Caadis, ressalta a importância da participação da Ufersa na construção de políticas públicas de promoção de acesso e permanência das pessoas com necessidades educacionais específicas, para inclusão de estudantes, garantindo condições de acessibilidade na universidade, desde as ações de diagnósticos, formação continuada, ensino, pesquisa, extensão, assistência estudantil, adequações arquitetônicas nos diversos ambientes, recursos de tecnologia assistiva para acessibilidade pedagógica, comunicações, aquisição de materiais acessíveis, bem como mobiliários.
“A inclusão e a eliminação das barreias, visando facilitar a vida das pessoas com algum tipo de deficiência, depende de ações e esforços conjuntos, a criação da Caadis na gestão do Reitor José de Arimatea de Matos e sua equipe, cumpre papel de núcleo de acessibilidade, desde 2012, estabelecendo um diálogo e uma política institucional de inclusão”, detalha a coordenadora da Caadis da Ufersa.