Há exatamente um ano depois de assinado o primeiro Termo de Cooperação para coleta seletiva na Universidade Federal Rural do Semi-Árido, o reitor José de Arimatea de Matos renovou a parceria entre a Instituição e a Associação de Catadores de Material Reciclável de Mossoró (Ascamarem), no novo acordo oficializado nesta segunda-feira, dia 15.
A Associação foi selecionada pela Comissão para Coleta Seletiva Solidária na Ufersa, também consignatária do Termo, e terá concessão para recolher o material descartado pela instituição por mais um ano. Semanalmente, a Ascamarem coleta itens como papel, papelão, plástico e metal que são depositados nas 115 bombonas plásticas espalhadas pelas dependências da universidade.
A Ufersa é uma das poucas instituições a dispor de um plano próprio para coleta seletiva. O professor José de Arimatea ressalta a importância da iniciativa no processo de consciência sustentável. “O trabalho da Comissão é gratificante para a Ufersa porque movimenta a comunidade acadêmica em uma causa tão importante como o uso sustentável dos recursos”. Novos investimentos na área estão sendo executados pela administração, como a aquisição de novas 270 bombonas para o câmpus central e outras 30 distribuídas igualmente nos câmpus de Angicos, Paus dos Ferros e Caraúbas.
Logo em breve também será entregue o Abrigo de Resíduos, uma obra arrojada com área para triagem e depósito adequado dos descartes. Orçada em R$ 695 mil, a instalação irá integrar o trabalho da Superintendência de Infraestrutura – SIN e Comissão para Coleta Seletiva Solidária, além de ser uma facilitadora para o trabalho da Ascamarem.
O presidente da Associação habilitada para a coleta na Ufersa, Ronaldo Nunes, destaca a importância da renovação desta parceria. “Ainda é pouco o número instituições que se preocupam com esse tipo de campanha. A Ufersa cumpre a sua missão social ao se preocupar com o meio ambiente e ainda por assegurar a geração de renda para nossos associados”, elogia o presidente.
A Ascamarem é uma associação resultante da cooperação de 20 ex-catadores de lixo de Mossoró, que, hoje, coletam material reciclável e distribuem para capitais como Recife (PE), Natal (RN) e Fortaleza (CE). Somente no primeiro ano da parceria com a Ufersa foram coletados mais de 7.300 quilos de papel, papelão e plástico.
Ufersa Sustentável
A coleta seletiva na Ufersa está em andamento através da criação da Comissão Gestora do Plano de Gestão de Logística Sustentável. A partir dela já foi aberto edital para habilitação de cooperativa/associação de catadores de resíduos recicláveis, além de cursos aos servidores de empresa prestadora de serviço na área de limpeza.Estamos avançando muito na gestão de coleta seletiva na Ufersa e isso só é possível graças ao primeiro passo
A professora Diana Lunardi, presidente da Comissão, relembra que a Instituição deu um primeiro e importante passo na área. “Estamos avançando muito na gestão de coleta seletiva na Ufersa e isso só é possível graças ao primeiro passo, foi dele que conseguimos a cooperação, as bambonas, a capacitação, mas ainda precisamos do apoio da comunidade acadêmica na sensibilização quanto ao descarte adequado dos resíduos”, frisa a professora ressaltando a importância de todos participarem.
Números –
695 mil reais foram investidos na construção do Abrigo de Resíduos da Ufersa.
7.320 quilos de papel, papelão e plásticos devem ser recolhidos em 2014.
415 bambonas de plásticos estarão espalhadas por todas as unidades da Ufersa para coleta de resíduos.
Serviço –
Acompanhe AQUI o trabalho da Comissão
Conheça o Plano de Logística Sustentável da Ufersa
Participe do Desafio da Sustentabilidade e ajude a Ufersa vencer a disputa do MEC