Pioneiro entre os cursos de mestrado profissional no país, o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), obteve nota cinco na avaliação trienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em 2013, correspondente ao período 2010–2012. A Universidade Federal Rural do Semi-Árido integra a base e dispõe de vagas na instituição.
A nota máxima para um programa de mestrado na primeira avaliação, segundo Alencar, evidencia a excelente qualidade acadêmica e científica do Profmat. “E mostra que é possível ter um programa de pós-graduação de excelência em rede nacional para atender professores da educação básica, especialmente aqueles que estão trabalhando nas escolas públicas”, afirma professor Hilário Alencar, um dos criadores e atual coordenador do Profmat.
Criado em 2011, o Profmat hoje está presente nas 27 unidades da Federação. A rede compreende 66 instituições de educação superior públicas e uma confessional, que ministram o curso em 84 polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB). É um mestrado profissional semipresencial, que destina 80% das vagas a professores que lecionam matemática nas redes públicas da educação básica.