Os alunos do curso de Agronomia da Ufersa já no primeiro semestre letivo do curso visitam Fazenda experiemtal Rafael Fernandes, durante as atividades da disciplina de Introdução à Agronomia. Além do conhecimento teórico, a iniciativa visa despertar dos recém-chegados estudantes a curiosidade pela pesquisa e o elo entre prática e teoria.
Na ocasião, a turma do semestre letivo de 2014.2 conheceu a Fazenda, uma propriedade da Ufersa para atividades de Pesquisa, Extensão e Ensino. As estudantes Karolina Rafrana da Silva de Araújo e Rayane Sley Melo da Cunha estiveram o itinerário e comentam com entusiasmos a experiência.
“Não imaginávamos que existiam tantas ferramentas, e que havia tanta preparação. Ficamos bem satisfeitas com o que vimos, e ainda mais admiradas pela Ciência que alimenta o mundo”, comentou Karolina. Durante a intensa programação acadêmica da visita, o professor Eudes de Almeida Cardoso, titular da disciplina, acompanhou a turma e mostrou as diversas abrangências que a Agronomia disponibiliza.
Em um relato assinado pelas duas graduandas, elas destacam que “as linhas de Pesquisa e Extensão desenvolvidas, com experimentos em saldos positivos, estimulam a nós alunos proceder nessa ciência e sermos fascinados pelo que escolhemos fazer”.
Entre os diversos experimentos em fase de pesquisa na Fazenda Experimental da Ufersa, o professor Eudes destaca a iniciativa de produção de uva de mesa com baixo impacto ambiental na região do Vale de Mossoró-Açu.
O Curso de Agronomia da Ufersa é um o antigo da instituição. Criado em 1967, ele dá nome à antiga Esam – Escola Superior de Agricultura de Mossoró está alocado no Departamento de Ciências Vegetais (DCV). Atualmente, a cada semestre entram 60 novos alunos.