Mal recebeu o diploma, o concluinte de Agronomia da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Bruno Vinícius Valle, já está de malas prontas para começar mais um ciclo na vida dele. Desta vez, no campo profissional e na região norte do país. Bruno, que é natural de Caicó, viaja no próximo dia 16, data no aniversário dele, para assumir cargo de agrônomo na Agência de Defesa Agropecuária do estado de Roraima, após aprovação em concurso público. “Uma trajetória cansativa, mas muito recompensadora”, opinou o recém-formado agrônomo, que já garantiu o espaço dele no mercado de trabalho.
A história de Bruno Vinícius é apenas uma entre 320 concluintes de graduação dos 18 cursos da Ufersa Mossoró que colaram grau na noite dessa quarta-feira, 25, em solenidade presidida pelo reitor, professor José de Arimatea de Matos. Os novos profissionais que chegam ao mercado de trabalho são dos cursos de Administração, Agronomia, Biotecnologia, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Ciência e Tecnologia (duas turmas), Ecologia, Veterinária, Zootecnia e das Engenharias Agrícola e Ambiental, Civil, Energia, Mecânica, Pesca, Petróleo, Produção e Química.
A conquista de novas metas centralizou o discurso da oradora geral das turmas, a concluinte de Engenharia de Pesca, Luíza Morais de Medeiros, que também relembrou momentos importantes da vida acadêmica. “No início, a Universidade era um sonho, novas descobertas, estudos, provas, TCC… Fomos fortes, mas do que a Universidade exige”, discursou. A concluinte afirmou ainda que para os graduandos o novo momento não fará esquecer a Universidade. “Os novos sonhos, metas e horizontes não farão esquecer que somos uma família, a família Ufersa”, finalizou a oradora recebendo aplausos dos demais colegas.
O paraninfo das turmas, o professor José Torres Filho, enalteceu o agradecimento aos pais pelos inúmeros desafios na educação de seus filhos e, no papel de professor, aproveitou o discurso para algumas recomendações aos formandos. Energia positiva, resiliência, conhecimento técnico, trabalho em equipe, ética e estar sempre preparado para aprender foram algumas das recomendações. “A partir de agora vocês seguraram as rédeas da própria vida numa nova jornada”, discursou o professor Torres Filho, lembrando aos concluintes que é possível ousar, encontrar oportunidades para encarar as dificuldades, enxergando as oportunidades. “Se orgulhem da sua profissão e façam o bem pelo bem, assim, tudo valerá a pena”, aconselhou o paraninfo.
Ao se dirigir aos formando, o reitor da Ufersa, professor José de Arimatea de Matos, externou a alegria em presidir mais colação de grau, a sexta solenidade na gestão dele. “Emociona quando à Ufersa forma cidadãos com uma formação bem mais qualificada de que antes da entrada”. O reitor considerou a vitória dos estudantes como sendo também da Universidade que passa por momento de consolidação do crescimento institucional.
“Cresci e aprendi muito com a Ufersa, não só para a minha carreira, mas tive grandes lições de vida. Conheci muitas pessoas queridas, cultivei amizades que espero levar para a vida toda”, afirmou a concluinte de Ciências Contábeis, Valéria Dantas. Para a concluinte de
Engenharia de Pesca, Sinthya Meire Lopes de Araújo, a formatura representa um recomeço. “Momento de conquista, batalha e vitória para um novo recomeçar”, opinou, elogiando o alto nível da graduação e de comprometimento dos professores.
Já o concluinte do Bacharelado em Ciência e Tecnologia, Francisco Henrique Nel de Freitas, está convicto de que continuará na Ufersa. “Espero reingressar ainda nesse semestre no curso de Engenharia Civil”, afirmou. A concluinte de Zootecnia, Flora de França Lopes, pretende cursar pós-graduação na área de etologia que estuda o comportamento e bem estar animal. “Estou feliz, aliviada e preparada para novos desafios fora do Estado uma vez que a Ufersa ainda não oferece pós na área que pretendo ingressar”, afirmou.