post

Ufersa aprova mais três projetos de pesquisa no setor agropecuário

DSC_5669

Um dos projetos é voltado para melhoria genética de bovinos e ovinos

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido aprovou três projetos de pesquisa no setor agropecuário. Desta vez, no Edital n° 15/2014, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A aprovação é referente ao programa de Bolsa de Estudo de Mestrado, Doutorado e Pós- Doutorado Capes/Embrapa.

Das 88 propostas aprovadas, três são da Ufersa. Cultivo de alho nobre vernalizado na região oeste do Rio Grande do Norte, da professora Maria Zuleide de Negreiros; Aptidão de novas regiões vitivinícolas no Nordeste brasileiro: avaliação de cultivares e potencial enológico, do Professor Vander Mendonça e, Alternativas de utilização de recursos genéticos e de práticas de manejo para melhoria da eficiência de produção e qualidade das carnes bovinas e ovinas, da Professora Patrícia de Oliveira Lima.

O programa Capes/Embrapa tem como objetivo estimular e apoiar a realização de projetos de pesquisa no país concedendo cotas de bolsas a pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior públicas ou privadas sem fins lucrativos e unidades de pesquisa da Embrapa, visando apoiar a formação de recursos humanos voltados para o setor agropecuário, para atuarem em projetos de pesquisa e desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação e também em núcleos de inovação e transferência de tecnologia.

TEMÁTICAS – As áreas temáticas para apoio à formação de RH são aquelas que focam prioritariamente no estudo de produtos, processos, e serviços relacionados a adequação ambiental; agregação de valor e diversificação de produtos; agricultura de precisão; agricultura irrigada; agroenergia, alimentos, saúde e nutrição; aquicultura; automação agrícola pecuária e florestal; biodiversidade e bioprospecção; biologia avançada; biossegurança; comunicação empresarial; dentre outras.