Ufersa abre XX Seminário de Iniciação Científica

_DSC5308

Professor Luiz Mourão abre Semana de Iniciação Científica da Ufersa

Com 281 trabalhos e mais de 900 pessoas inscritas, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido, abriu na manhã desta quarta-feira, 05, o XX Seminário de Iniciação Científica – Semic. A abertura, feita pelo vice-reitor professor Francisco Odolberto de Araújo, aconteceu no Auditório do CTARN. O Semic prossegue até amanhã, 06, com uma vasta programação que inclui palestras e apresentações em várias dependências do câmpus da Ufersa Mossoró. Confira AQUI a programação.

_DSC5318

Vice-reitor ressalta a importância da iniciação científica na vida dos estudantes

Ao abrir o XX Semic, o vice-reitor Odolberto Araújo, ressaltou a importância de fomentar a iniciação científica no âmbito da universidade. Segundo ele, além de transformar pessoas, a iniciação científica possibilita aos estudantes universitários dialogar com profissionais das mais diversas áreas do conhecimento. “A iniciação científica abre portas para novos caminhos, possibilitando aos estudantes criar e difundir ciência que é o objetivo da univerdade”, pontuou, acrescentando a importância impar dos universitários como atores desse processo de transformação.

Ainda segundo o professor Odolberto, as pesquisas realizadas na Ufersa não deixam a desejar se comparadas das grandes universidades. Um exemplo, citou o vice-reitor, são os destaques que a Universidade vem obtendo nos congressos nacionais e internacionais. “Somos capazes de fazer muito com o pouco que temos, pois o talento do pesquisador brasileiro é o grande diferencial”, opinou.

NÚMEROS – O coordenador do Semic, professor Luiz Mourão Cabral Ferro, também ressalou o crescimento da pesquisa na Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Para ele, a iniciação científica impulsionou a pós-graduação no Brasil. Atualmente, a Ufersa conta com 313 bolsas de iniciação científicas, distribuidas nos programas Pibic (80), Pibic Af (01), Pibiti (08) e Pivic (141), totalizando investimento anual superior a R$ 8,4 milhões.

Professor Luiz Mourão, coordenador do Semic, abre Seminário de Iniciação Científica

O professor Luiz Mourão elencou o crescimento da Semana de Iniciação Cintífica da Ufersa que chegou a vigésima edição. “Este ano, contamos com um comitê formado por 16 professores, com representando de todos os departamentos e câmpus da Universidade. Outra novidade foi a criação de um site específico para o evento. O professor disse ainda que o número de 281 trabalhos aprovados, sendo 72 em sessões orais e 209 em pôsteres, superou as expectativas da organização.

Antes de proferir a primeira palestra do Semic, o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da Ufersa, professor Rui sales Júnior, reforçou a importância de transformar a Universidade num celeiro de pesquisa. “A cada ano, o Semic se consolida no cenário nacional, principalmente, na região do semiárido brasileiro, com novos cientistas vão ocupar o mercado de trabalho. O professor Rui Sales abriu a sessão de palestras abordando o tema: segurança alimentar: uso dos agrotóxicos na agricultura.

_DSC5333

Professor Rui Sales abre sessão de palestras falando sobre Segurança alimentar: o uso do agrotóxico na agricultura