Laboratórios direcionam vocação para pesquisa

Estudantes realizam prática no laboratório de química

Estudantes de Ciência e Tecnologia realizam prática no laboratório de química

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido encara um crescimento em diversos aspectos que fortalecem seu protagonismo na região à medida que se consolida como uma universidade de arrojadas pesquisas. Boa parte desse material de inovação deve-se ao aparato laboratorial espalhados nos quatro Câmpus.

A infraestrutura e equipamentos dos laboratórios dão auxílio ao conteúdo de ensino da sala de aula e, em maior proporção, às pesquisas de Iniciação Científica e da Pós-Graduação. Em números, só no câmpus central estão instaladas quase 80 unidades, distribuídas pelos 5 departamentos com caráter multidisciplinar para atender os cursos e projetos.

A maior concentração está no Departamento de Ciências Animais – DCAN com 53, incluindo centros integrados, fábrica de razão e biotério. O Departamento de Ciências Exatas e Naturais – DCEN dispõe um dos maiores conglomerados laboratoriais em estrutura e pesquisas.

Para atender às disciplinas dos cursos de graduação, o Lab QFM – Química, Física e Matemática é uma arrojada estrutura de 2 blocos com capacidade para receber até 200 alunos simultaneamente, equivalente a 10% do total de estudantes matriculados em BCT e Computação.

NOVAS OBRAS – Se depender de investimentos, o futuro está assegurado. No final de 2013, o reitor José de Arimatea de Matos anunciou um pacote de R$ 40 mi de investido em obras e a segunda maior fatia vai para a estruturação dos cursos de Engenharia.

Para a construção do Complexo de Laboratórios das Engenharias em Mossoró serão R$ 9 mi, além de estrutura laboratorial para o curso de Engenharia Florestal. Em Pau dos Ferros serão mais R$ 2 mi para o bloco de Laboratórios das Engenharias, em fase de projeto.

Na planilha de obras de laboratórios da Superintendência de Infraestrutura – SIN ainda tem novas estruturas para Laboratório de Água de Solos; Laboratório de Ciência e Computação; Patologia (Reforma), Centro de Pesquisa de Ciências Vegetais, e laboratórios de Engenharia nos câmpus de Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros.

Para o reitor, o investimento é um esforço para assegurar o crescimento qualitativo. “A Ufersa tem sido contemplada com investimentos que asseguram a infraestrutura necessária para a expansão da Instituição com mais qualidade no conhecimento que movimenta a Universidade”, conclui o professor José de Arimatea de Matos.

Centro de Inovação Tecnológica do Semiárido

Entre os complexos de laboratórios da instituição, um dos destaques é o Centro de Inovação Tecnológica do Semiárido – CITed, estrutura multidisciplinar e multiusuário onde pesquisadores de Ciência da Computação, Física, Química, Matemática e Engenharia de Energia se integram para o desenvolvimento de soluções e produtos voltados às necessidades regionais.

O CITed tem em sua estrutura mais de R$ 1,5 mi em equipamentos para atender 3 programas de pós-graduação da Ufersa e trabalhos experimentais de instituições parceiras. Cerca de 50 alunos de pós-graduação fazem uso do espaço, além de outros 10 da IC.