Caraúbas realiza Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão. Veja vídeo reportagem

A partir desta segunda-feira, dia 13, o Campus Caraúbas, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) se transforma num centro de conhecimento das engenharias e das Letras com o início da I Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão, a SEPE. O evento será aberto oficialmente pelo reitor José de Arimatea de Matos, às 19h, no auditório do centro de convivência do câmpus. Outras autoridades universitárias também devem comparecer a abertura da SEPE, como é o caso do vice-reitor, o professor Francisco Odolberto de Araújo, que irá ministrar a palestra inicial da semana.

I SEPEDe acordo com a comissão organizadora, formada por 11 professores, a programação da SEPE vai contar com mais de 50 atividades entre palestras, minicursos e mesas redondas com a participação de profissionais do mercado e de pesquisadores acadêmicos. Entre as palestras, destacam-se a dos engenheiros da empresa S4 Sistemas que irão doar softwares de cálculo estrutural para concreto armado aos laboratórios do campus. Outra atividade bastante esperada é o concurso de Pontes de Macarrão. Nessa disputa, estudantes terão que fazer estruturas em maquetes com palitos de macarrão, os mesmos utilizados para fazer as tradicionais macarronadas. Vence a competição, a ponte que suportar a maior carga. Serão premiados com troféus os 3 primeiros colocados do concurso.

A expectativa é que mais de 400 alunos de todos os campus da Ufersa, do IFRN e também da UFRN participem das atividades. A SEPE chega para substituir a Semana do Bacharelado em Ciência e Tecnologia, conhecida internamente no câmpus como a semana do BCT. A proposta da Coordenação de Extensão e Cultura da Ufersa Caraúbas é tornar a SEPE um evento permanente no calendário acadêmico da universidade. Além do debate e das apresentações, a semana deve gerar horas extracurriculares para todos os envolvidos e assim contribuir para uma melhor formação universitária.

Outra proposta com o evento é estimular a interação entre as áreas do conhecimento e destacar a parte cultural. Música, teatro, dança e mostras de vídeo terão espaços garantidos na semana científica. A I SEPE vai até o dia 17 de Outubro.

No banner principal do Portal Ufersa você tem acesso à página do evento com todas as informações.

Saiba mais sobre o evento ao assistir a vídeo-reportagem postada acida no canal do Youtube Ufersa Vídeos