Pibid proporciona prática de universitários em sala de aula

PIBID ANGICOS

A prática pedagógica no ambiente escolar tem possibilitado a 80 universitários da Universidade Federal Rural do Semi-Árido a conhecer a realidade da sala de aula mesmo antes de concluir o curso. A experiência acontece por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, voltado para estudantes de licenciatura. Além dos universitários, o Pibib contempla 16 professores da rede pública que atuam como supervisores e 5 professores da Universidade, sendo 4 coordenadores de áreas e 1 coordenador institucional.

O professor da Ufersa, Ricardo Antônio Faustino da Silva Braz, coordenador institucional do Pibid na Ufersa, afirma que o Programa tem financiamento da Capes é que para 2015 os investimentos vão aumentar podendo chega aos R$ 8 milhões investido em 4 anos de Programa. “Atualmente temos um investimento de R$ 700 mil, mas até o próximo ano podemos chegar a R$ 8 milhões com a ampliação já planejada”, explica o professor Ricardo Braz. O estudante da Ufersa recebe uma bolsa mensal de R$ 400,00. Atualmente, o Pibid/Ufersa conta com 12 escolas conveniadas nos municípios de Angicos, Assú, Santana do Matos e Afonso Bezerra. O licenciando pode fazer parte do programa Pibid durante, pelo menos 12 meses, podendo ser renovado por igual período.

Atualmente o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Pibid/Capes/Ufersa contempla 101 bolsistas nas modalidades: Licenciandos, 80 bolsas; Supervisores, 16 bolsas; Coordenadores de área 4 bolsas e 1 Coordenador Institucional. Como os valores das bolsas pagas no valor de R$ 400,00 para Licenciandos e R$ 765,00 para supervisores, R$ 1.400,00 para coordenadores de área e R$ 1.500,00.

As atividades do Pibid são voltadas para as licenciaturas, presenciais ou à distância, oferecidas pela Ufersa. Todos os bolsistas são selecionados por edital interno que segue orientações da Capes. O Pibid proporciona aos bolsistas a participação em eventos científicos, com ajuda de custo, além da realização de outras atividades pedagógicas. “Na prática o Pibid é uma ação para beneficiar e amparar a formação de professores na nossa Universidade”, explica o coordenador. Ricardo Braz salienta ainda que a formação de professores através do Pibid valoriza a formação dos licenciandos quando apresenta a escola pelo seu diagnóstico escolar. “O futuro professor passa a conhecer na prática a realidade escolar que eles irão enfrentar no seu cotidiano”, frisa.

O Pibid foi implantado na Ufersa em 2011, depois de aprovação do Projeto encaminhado a Capes pelo professor Ricardo Braz. Nos últimos três anos, o Programa atendeu a pelo menos 50 escolas, 5 mil estudantes, 100 professores das escolas públicas, 25 supervisores e 220 universitários da Ufersa. Por meio do Pibid/Ufersa duas professoras de escolas conveniadas foram para o exterior. Uma para os Estados Unidos, fazer curso de língua inglesa e outra para Lisboa, cursa formação em língua portuguesa. “Também tive a oportunidade de participar de curso de formação na Stanford University, na Califórnia”, afirma o professor.