Hospital veterinário amplia oferta de serviços para animais

Estudante acompanha exame clínico em cão realizado pelo professor Paulo Cismeiros

Hospital Veterinário oferece da simples consulta a atendimentos mais complexos

Após ampla reforma, o Hospital Veterinário da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, oferece condições adequadas para a os acadêmicos de Medicina Veterinária desenvolverem a prática médica. Além dos estudantes que vivenciam os conhecimentos teóricos com a prática, também ganham os proprietários e, principalmente, os animais que contam com um ambiente adequado para a assistência a saúde. Os atendimentos, que incluem procedimentos de pequena, média e alta complexidade, são oferecidos para todos os tipos de animais.

De uma simples consulta a cirurgias mais complexas, como as cardíacas e ortopédicas, o Hospital atende uma média mensal de 170 animais, revela o médico veterinário, professor Paulo Cismeiros. Segundo ele, o maior número de atendimentos é voltado para animais de pequeno porte, como cães e gatos. A demanda é aberta com as consultas no horário das 7 às 11h e, das 13 às 17h. Dr. Paulo afirma que a Leishmaniose visceral ou calazar é responsável pelo maior percentual de mortes em cachorros e lamenta a inexistência de ações mais efetivas por parte do poder público para evitar essa realidade. O calazar é uma doença transmitida pelo mosquito que, ao picar o cão, introduz na circulação do animal o protozoário Leishmania chagasi.

[ufersa-cite credits=”Professor Paulo Cismeiros” align=”aligncenter”]A partir do quinto período os estudantes começam na parte prática, mas antes disso, já frequentam o local acompanhando a rotina e os procedimentos realizados na unidade hospitalar[/ufersa-cite]

O Hospital Veterinário da Ufersa oferece também diagnóstico com imagem: Raio-X, eletrocardiograma e ultrassonografia, além dos exames laboratoriais. “Realizamos todo tipo de cirurgia”, comemora o professor. O Hospital é campo de estágio para estudantes e residentes. A partir do quinto período os estudantes começam na parte prática, mas antes disso, já frequentam o local acompanhando a rotina e os procedimentos realizados na unidade hospitalar”, , frisa Dr. Paulo.

ACESSO – Com uma equipe médica formada por seis professores e quatro residentes, o Hospital Veterinário recebe até 10 animais por turno, com as fichas sendo distribuídas por ordem de chegada. O atendimento é gratuito para os proprietários de animais assistidos pelos programas sociais do governo federal. Já para os demais usuários é cobrada uma taxa de acordo com o procedimento a ser realizado. Para uma consulta clínic, por exemplo, a taxa é de R$ 20,00. O professor frisa que a reforma da unidade hospitalar ainda se encontra em andamento, mas reconhece que a infraestrutura já melhorou muito. Com a reforma foram investidos recursos na ordem de R$ 465 mil.

Para quem já precisou dos serviços oferecidos pelo Hospital Veterinário recomenda. Esse e o caso da senhora Maria dos Navegantes que faz tratamento do seu cão vira lata, Tofé, acometido de tumores no pênis. O animal faz tratamento de quimioterapia. “Hoje, fiz a terceira sessão de quimioterapia e o atendimento tem sido ótimo”, revela Navegantes que há quatro anos tirou o animal da rua e adotou-o. “Faço por amor”, justificou.

[ufersa-cite credits=”” align=”aligncenter”][/ufersa-cite]