Ufersa abre II Seminário de Educação do Campo

Estudantes da licenciatura Educação do Campo são recepcionados com participação em Seminário

Com a recepção dos novos estudantes, inauguração de uma sala de estudos e uma vasta programação cultural, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido, abriu na manhã dessa segunda-feira, 16, o II Seminário de Educação do Campo. O Seminário vai prosseguir até sexta-feira, 20, com uma vasta programação que inclui palestras, mesas redondas, minicursos e exibição de filmes.

O ponto alto da programação acontece nessa terça-feira, 17, com o lançamento do documentário “Mulheres da Lama”, produzido pelos estudantes da graduação Educação do Campo, Francisco Bezerra (direção) e, Chagas Santos (Roteiro), sob a coordenação do professor Luiz Gomes. O lançamento vai acontecer às 8:30h, no Auditório do CTARN. O documentário retrata a história de vida, luta e resistência da senhora, Terezinha de Jesus, uma mulher negra de 82 anos, que há mais de seis décadas sobrevive como marisqueira, em Porto do Mangue.

“Dona Terezinha enfrentou todas as dificuldades, tendo encarado a fome, os preconceitos de ser mulher, viúva, negra e mãe de 19 filhos, tendo toda a história dela vivenciada dentro do mangue”, afirma o diretor do documentário Francisco Bezerra.

Estudantes ganham sala de estudo exclusiva para o curso Educação do Campo

Antes da exibição do filme, às 7:30h da manhã, acontece a mesa redonda com o tema Educação do Campo: conhecendo os caminhos da formação e, após a exibição, às 930hs, segunda mesa redonda do dia com o tema Educação do Campo: experiências e vivências na universidade. Ainda nessa terça-feira, 17, ocorrerão três mesas redondas: Educação popular e pedagogia da alternância, Metodologia científica: o fazer ciência e, cultura e movimentos sociais. Os minicursos prosseguiram na quarta-feira, 19.

O encerramento do II Seminário de Educação do Campo será encerrado na sexta-feira, 20, com uma apresentação do DCE, apresentação do curta Ocupar, resistir, produzir, dentro da programação do Cine Incluir e, a apresentação do Projeto de Extensão Juventude Negra: o resgate da cultura e tradição africana e afro-brasileira através de etnociência.

convite mulheres da lama